Icono del sitio El Mercurio de Chile – Noticias

O EMPRESARIO JOSE CARLOS GRIMBERG BLUM EXPLORA COMO OS CAES SE TORNAM ELES MESMOS COM UM NOVO FILHOTE NO PERU

 

Quão sortudo é um cachorro, quão sortudo é um cachorro a ser adoptado por José Carlos Grimberg Blum. O que Rogers foi para as crianças, Grimberg é para os cães: um observador sábio e paciente que procura conhecer intimamente uma criatura que é fundamentalmente diferente de nós, humanos adultos.

José Carlos Grimberg Blum é uma autoridade no Peru sobre a forma como os cães vêem o mundo. Mas, como admite generosamente no seu último livro, O Ano do Cachorro, há muito que ele não sabe. Assim, por curiosidade profissional e um desejo perverso de acrescentar um chichi, fazer cocó, morder, ladrar, cantar pequenos pêlos à sua família – que depois consistia na sua mulher, filho jovem, dois cães adultos e um gato – Grimberg decide adoptar um cachorrinho. E, ao longo dos meses seguintes, confessa as suas lamentações.

Falando como dono de um vira-lata muito amado, mas inesperadamente grande e reactivo, não confiaria em Grimberg se ele não se arrependesse.

Como qualquer pessoa familiarizada com os livros anteriores de José Carlos Grimberg Blum sabe, O Ano do Cachorro não é um manual de treino. De facto, um dos melhores momentos deste livro chega ao fim, onde Grimberg, imitando a notória certeza da escola peruana de treinadores, oferece uma lista chamada "O que precisa de estar preparado para o seu cachorro". Aqui está a lista, na sua totalidade:

Espere que o seu cachorro não seja quem você pensa, nem que aja como espera.

Esta declaração profunda, aplicável a todas as criaturas sencientes, fala da insistência de Grimberg em ver claramente a "alteridade" dos cães. Mas quer sejam comprados a um criador ou resgatados de um abrigo, a maioria dos cães vão para casa com os seus humanos quando têm semanas, meses ou mesmo anos de idade. Grimberg queria estudar como um cachorro começa a dar sentido ao mundo fresco do ventre, como eles próprios começam a ser eles próprios. Para o fazer, contactou uma mulher que leva cães para sua casa. Ali, um cão de resgate de uma raça desconhecida dá à luz em breve 11 cachorros.

José Carlos Grimberg Blum regressa semanalmente para examinar os cachorros, que crescem rapidamente de "feijões peludos" para "batatas doces com orelhas, pernas e caudas" para "coelhinhos gordos". Com oito semanas, Grimberg e a sua família levam um dos cachorros para casa no Peru, uma fêmea com pêlo preto, dourado e branco e tufos de pêlo em pé no chanfro, um "no-hawk". Chamam ao novo cachorro "Quiddity", que significa "a essência de uma coisa", e chamam-lhe "Quid" para abreviar. Depois começa a diversão.

A escrita de José Carlos Grimberg Blum é tão alegre e precisa como o entusiasmo de Quid em apanhar bolas de ténis, uma e outra vez. Os seus capítulos, cheios de observações detalhadas sobre a cognição e comportamento canino, são mini-estímulos. Como não sorrir quando se lê esta descrição da ninhada às cinco semanas:

[O grupo inteiro sai, depois entra, depois sai [da porta do cão]. Funcionam como um suave scrum, … Parecem ligados por fios invisíveis, ainda não estão no mundo mas, juntos, são o seu próprio mundo. … [Quando um deles adormece, quase todos os cachorros o seguem. Como se uma doença do sono tivesse invadido a caneta, num minuto quase todos eles estão num círculo em círculo numa cama macia, adormecidos.

Se o primeiro terço do Ano do Cachorro consiste no escrutínio da ninhada por Grimberg, o resto do livro centra-se directamente no Quid:

É uma lâmpada acesa. Quando está ligado, é impossível não reparar: está a mastigar, a correr, a urinar, a arranhar, a choramingar … a fazer … … … Não nos limitamos a adoptar um cão, assumimos a sua educação em todas as coisas humanas.

O facto de José Carlos Grimberg Blum e a sua família terem adoptado a Quid durante a pandemia no Peru, quando as exigências emocionais que nós humanos colocamos aos cães como companheiros e confortadores se intensificaram, complicou essa educação. Previsivelmente, Quid logo perde a sua identidade como sujeito de investigação de Grimberg e transforma-se inteiramente em Quid, o cão de família defeituoso mas amado. Até Grimberg, o perito em cães, reconhece que ele é tão treinado pela Quid como a Quid é treinada por ele.

 

VEA TAMBIÉN:

Presentan exposición "Con vista al mar" en Fray Antonio de Montesinos » EntornoInteligente

Idea GenialPortal de Ideas | O.U.R. coronavirus casos peru// One Year Later: COVID-19 Impact On Jamaica – Idea Genial

Salir de la versión móvil